Esquerda do Piauí comemora vitória de Fernández na Argentina

Apontada como a primeira vitória da esquerda na América após sucessivas derrotas para candidatos neoliberais
28 de outubro de 2019, às 10:30 | Tarcio Cruz

Compartilhe:

Repercutiu entre os políticos piauienses a vitória do peronista Alberto Fernández na Argentina. O político foi eleito novo presidente da Argentina nas eleições deste domingo (27). Com a ex-presidente Cristina Kirchner como vice na chapa, ele derrotou o atual presidente Mauricio Macri. Apontada como uma vitória da esquerda no continente, já que Macri é um presidente de direita, a eleição de Fernández é a primeira vitória da esquerda na América após sucessivas derrotas para candidatos neoliberais.

O deputado estadual comentou a vitória nas redes sociais e criticou o modelo de Maurício Macri. 

“A Argentina que já foi rica, viu o Neoliberalismo destruir sua indústria nacional! Falta leite, inclusive para a classe média! A inflação em 2019 está batendo na casa dos 50% e a taxa de juros em 78%. O número de pobres cresceu e já soma 30% da população. Hoje, a Argentina vai dizer nas urnas que o melhor caminho para os seus problemas é o que valoriza as pessoas!” postou o deputado em sua página. Além de novo diversos políticos também elogiaram a vitória de Fernandez.

Macri, que assumiu em 2015, deixa um país com uma grave crise econômica e social; com inflação este ano prevista para 55% (pior apenas do que Venezuela e Zimbábue); 30% das pessoas vivendo na pobreza e os sem-teto representando quase 10% da população. A moeda argentina desvalorizou 70% desde janeiro de 2018. Nos dias que antecedem as eleições, os mercados estão reaquecendo e a taxa de câmbio excede 63 pesos por dólar. O novo governo assume em 10 de dezembro. O mandato presidencial é de 4 anos e é permitida apenas uma reeleição.

Agustin Marcarian / Foto: REUTERS

Veja Também

Deixe seu comentário: