Em audiência governo apresenta plano de reestruturação do Emater

A audiência pública foi presidida pelo deputado Georgiano Neto (PSD) e contou com a presença dos deputados Francisco Limma (PT), líder do Governo na Assembleia Legislativa, e Teresa Britto (PV), a vice-líder da Oposição na Alepi.
24 de outubro de 2019, às 13:34 | Da Redação

Compartilhe:

A Assembleia legislativa do Piauí realizou na manhã desta quinta-feira (24)uma audiência pública na Comissão de Infraestrutura e Política Econômica para discutir a situação dos servidores do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Durante a audiência, o presidente do Emater, Francisco Guedes Alcoforado, apresentou um plano de reestruturação do órgão, já aprovado pelo governador Wellington Dias. “O objetivo é melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios do Piauí”, justificou.

Segundo o presidente, a meta para 2020 é conseguir alcançar um IDH acima de 0,7. Ainda na apresentação, Guedes mostrou as parcerias do Emater na execução dos projetos e a meta de chegar a 150 mil agricultores atendidos nos próximos ano. “O nosso plano também prevê a valorização profissional, com a implantação de um novo plano de cargos, carreira e salários, que já está sendo discutido pela Secretaria Estadual de Administração e Previdência (SeadPrev)”, completou Guedes.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí – Sinterpi, Luiz da Rocha Soares, falou da importância da Emater para o Piauí e disse que a zona rural do estado está isolada. “Precisamos de estruturação dos escritórios do Emater, da valorização do servidor. Nós temos um plano de cargos, carreiras e salários implantado em 1993 que nunca foi cumprido. A Emater precisa ser incluído no planejamento financeiro do Piauí”, defendeu Luiz Rocha.

Florentino Filho, presidente do Sindicato dos Engenheiros do Piauí (Senge), também cobrou a aplicabilidade dos salários dos servidores. “Não precisamos de um novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários. Já temos um, mas que nunca foi comprido. Nós já vencemos em várias instâncias na Justiça para que o governo pague o salários dos engenheiros agrônomos, mas até hoje nem as determinações da Justiça foram cumpridas”, denunciou.

Já Francisco Lira, presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Piauí, reforçou o empenho da associação na defesa dos direitos dos profissionais.

A audiência pública foi presidida pelo deputado Georgiano Neto (PSD) e contou com a presença dos deputados Francisco Limma (PT), líder do Governo na Assembleia Legislativa, e  Teresa Britto (PV), a vice-líder da Oposição na Alepi.

Veja Também

Deixe seu comentário: