Bancada piauiense critica “apropriação” do Ceará de terras do PI

Até mesmo a cidade de Tianguá, de acordo com os estudos apresentados, faria parte do território piauiense
21 de outubro de 2019, às 11:45 | TARCIO CRUZ

Compartilhe:

A bancada federal piauiense se reuniu na manhã desta segunda (21), na Assembleia Legislativa do Piauí, para discutir a briga histórica pela divisão de terras entre Piauí e Ceará. Na pauta do encontro as autoridades debateram formas de reaver uma longa faixa fronteiriça que foi anexada irregularmente pelo estado do Ceará, até mesmo a cidade de Tianguá, de acordo com os estudos apresentados, faria parte do território piauiense. O café da manhã contou com a participação de todos os senadores, deputados federais, estaduais e governo do estado, além de representantes de setores técnicos.

Propositor da reunião o deputado estadual Franzé Silva (PT) analisou a situação e lamentou as injustiças históricas cometidas contra o estado do Piauí.

 “Sabemos que os senadores e deputados federais tem a capacidade de fazer essa mobilização a nível federal, tanto no exército, que está fazendo o estudo, quanto no supremo. Temos uma área sem sustentação jurídica, o Ceará foi se apropriando daquela área de litígio e os cartórios foram incorporando como se fosse do Ceará, quando é uma área que não pertence a nenhum dos dois estados. Desde 1880 essa perícia está suspensa, o Ceará tem avançado nessa área e pelos dados a divisa é após a serra da Ibiapaba, Tianguá, Ubajara e por aí vai até o litoral. Vamos cobrar por que sabemos da importância disso para a economia do Piauí”, afirmou o deputado estadual.

Já o senador Ciro Nogueira (Progressistas) cobrou agilidade do poder público para legitimar o território e revelou que os documentos oficiais favorecem para que a região seja de fato transferida para o Piauí. 

“Buscamos dar legitimidade a essas pessoas que vivem entre esses dois estados, é uma situação que já se estende a tanto tempo e chegou o momento de os dois estados sentarem e o próprio supremo dar uma decisão. Podemos ajudar pressionando, não mais como arrastar uma situação como essa, temos que exigir uma decisão. Os documentos que temos acesso indicam que se tivermos uma decisão o Piauí sairá favorecido” finalizou o parlamentar.

Reunião da Bancada

Veja Também

Deixe seu comentário: