Assembleia irá fiscalizar serviços de bancos no interior do Piauí

O deputado Henrique Pires (MDB) questionou sobre o horário de funcionamento dos bancos em todo o Estado
07 de junho de 2019, às 13:00 | Tarcio Cruz

Compartilhe:

Em audiência pública realizada na Comissão de Defesa do Consumidor e Meio Ambiente representantes da Caixa Econômica Federal,  Banco do Brasil, Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Secretaria de Segurança do Estado e os deputados estaduais discutiram a segurança e a qualidade dos serviços prestados pelos Bancos no Piauí.

Proponente da audiência, o deputado Henrique Pires (MDB) questionou sobre o horário de funcionamento dos bancos na capital e no interior do Estado. 

“Em Teresina, o cliente que paga pelos serviços bancários, entra num Banco às 18h00 e não consegue sacar o seu dinheiro porque o todos os caixas eletrônicos já estão fechados. No interior, como em Inhuma tive relatos de idosos que vão para as filas às 04h00 da manhã porque o posto de atendimento do Banco só funciona de 09h00 às 12h00 e não dá conta da demanda. Isso é um absurdo”, disse Henrique Pires.

Presente na reunião, o deputado Cícero Magalhães (PT) ressaltou que só vai as agências bancárias se for necessário pois o atendimento e a segurança, segundo ele, são precários. O deputado Ziza Carvalho (PT) também questionou a qualidade dos serviços prestados, principalmente no interior do Estado. 

Os deputados se comprometeram juntos em unir forças para cobrar mais ações e apresentar um Projeto de Lei que adeque a legislação já existente em Teresina a todo o Estado do Piauí no que diz respeito ao cumprimento ao tempo limite de atendimento do público.

O Secretário Estadual de Segurança, deputado federal Fábio Abreu (PL) cobrou dos bancos atitudes que garantam mais segurança. 

“O lucro anual dos bancos é enorme, de bilhões, mas eles não investem em segurança efetiva. Por uma questão de estética, os bancos tem vidros logo na frente que facilita o arrombamento. Se é pra ter vidro, todos tem que ser blindados”, sugeriu o secretário.

Fábio Abreu sugeriu a criação de um Conselho de Segurança composto pelas forças de seguranças e bancos para tentar melhorar a segurança nos bancos. Representante da Febraban, Sérgio Luís Martins Gianella, disse que o principal ponto discutido pela Federação e por todos os bancos é a questão da segurança. 

“Hoje o Piauí tem 1.044 caixas eletrônicos instalados em 166 agências bancárias e a maioria desses caixas já tem um sistema de segurança atualizado, mas isso demora um tempo. Sobre o horário de atendimento dos bancos, cada instituição regra o seu horário de acordo com a demanda”, disse o representante. 

Sobre a sugestão do Secretário de Segurança, Gianella disse que a blindagem dos vidros já foi discutida e descartada pela polícia federal levando em consideração um incêndio, que não permitiria a saída das pessoas ou se alguém conseguir entrar armado na agência, ele ficaria protegido ali dentro.

O gerente do Banco do Brasil, Robert Bandeira, disse que o banco presa por um trabalho de eficiência analisando o contexto de região e das cidade. Sobre o horário de funcionamento dos postos de atendimentos, agências e caixas eletrônicos, ele ainda acrescentou que são definidos de acordo com um estudo de demanda de cada município feito pelo Banco e lembrou que a maioria dos caxas do banco hoje possuem o sistema de biometria, o que tem ajudado na segurança dos caixas.

DeDeputado Estadual Henrique Pires / Foto: GP1

Veja Também

Deixe seu comentário: