Wellington e Firmino falam em colapso na saúde no fim de abril

Através das redes sociais os gestores apresentaram um balanço das ações de enfrentamento ao coronavírus no Piauí e em Teresina
13 de abril de 2020, às 16:00 | Tarcio Cruz

Compartilhe:

O governador Wellington Dias e o prefeito Firmino Filho fizeram uma transmissão online conjunta, pela TV Antena 10, na tarde desta segunda-feira (13/04) diretamente do Palácio de Karnak. 

Através das redes sociais os gestores apresentaram um balanço das ações de enfrentamento ao coronavírus no Piauí e em Teresina e explicaram como o governo e a prefeitura projetam as próximas semanas. Wellington chegou a falar em genocídio, caso o isolamento seja desrespeitado e Firmino criticou aqueles que separam a economia da saúde nas discussões sobre o COVID-19.

Wellington esclareceu que 56 pacientes estão internados em Unidades de Terapia Intensiva no estado com Síndrome Aguda Respiratória Grave e suspeita de COVID-19, e falou sobre as dificuldades enfrentadas.

“O coronavírus destrói o pulmão em 72 horas caso a pessoa não tenha tratamento, nenhum país no mundo estava preparado para enfrentar o COVID-19. Dia 18 de Março três pacientes precisaram de UTI, dez dias depois nove pacientes, sendo que aqueles três ainda estavam internados. Cada pessoa que entra fica três, quatro semanas em internação, no momento temos 56 pessoas. Se continuar este ritmo de crescimento teremos problemas pelo número de UTI’s que temos no Estado”, disse o governador.

Já Firmino Filho projeto um colapso do sistema de saúde no fim de abril, caso o índice de isolamento social continue caindo em Teresina.

“O grande instrumento para reduzir o pico é o isolamento social, na primeira semana tivemos 60% de taxa de isolamento, na segunda tivemos 54%. Neste domingo tivemos uma redução de 10% no índice. O que está acontecendo em São Paulo e Fortaleza serve de parâmetro, o pico de acordo com especialistas está previsto para o dia 15 de maio, a taxa de descontrole na saúde pode acontecer já no fim de abril e início de maio. Precisamos elevar o índice de isolamento social”, disse o prefeito.

Ao final da transmissão Wellington Dias e Firmino Filho fizeram uma oração do Pai Nosso e reforçaram a necessidade dos piauienses ficarem em casa. Wellington ainda criticou a politização do coronavírus e revelou que um genocídio pode acontecer caso o isolamento seja desrespeitado.

Wellington e Firmino / Fotos: Portal GP1

Veja Também

Deixe seu comentário: