Tomou vacina da Janssen? Dose de reforço começa esta semana no PI

Tomou a 2ª dose da CoronaVac, Pfizer e AstraZeneca há 5 meses pode receber reforço
12 de dezembro de 2021, às 16:00 | Cobertura COVID-19

Compartilhe:

Começa esta semana a aplicação da dose de reforço da Janssen para quem foi vacinado com o imunizante dessa marca no Piauí. Quem recebeu a dose única pode procurar a Secretaria de Saúde do município para saber como se dará a logística de vacinação. É preciso levar documento oficial de identificação com foto e o cartão de vacinação.


LEIA TAMBÉM

Ministro Barroso determina comprovante de vacina para entrar no Brasil

Piauí registra 1 morte pela COVID-19 em 24h; foram 3 novos casos


O Secretário de Saúde, Florentino Neto, informou que foram recebidas 5.500 doses da Janssen enviadas pelo Ministério da Saúde para o início da nova etapa de imunização. 

“As doses que chegaram são para uso exclusivo de reforço e a logística de aplicação é de responsabilidade dos municípios”, explicou.

O Piauí aplicou 49.692 doses da Janssen e é esse público que deve receber a dose de reforço. 

“Essa foi a primeira remessa de vacina da Janssen que recebemos para a aplicação da segunda dose. Ainda estamos aguardando 44.192 doses para completar o ciclo vacinal. Lembramos que apenas às mulheres grávidas e puérperas devem fazer o reforço com o imunizante da Pfizer”, destaca Florentino.

O Secretário de Saúde lembra que quem tomou a segunda dose da CoronaVac, Pfizer e AstraZeneca há cinco meses pode procurar, a qualquer momento, os locais de vacinação para receber a dose de reforço, observando a orientação das secretarias municipais . Quem não tomou à primeira ou precisa tomar a segunda dose também deve ir aos locais de vacinação.

Os dados atualizados da FIOCRUZ  apontam que mais de 253.334 pessoas não voltaram ao posto de vacinação para completar o esquema vacinal contra a COVID-19 no Piauí. O levantamento considera apenas casos em que o prazo estipulado para a segunda dose já venceu. Se todos tivessem cumprido o prazo, 65% do público-alvo completamente vacinado teria índices ainda maiores.

“Concluir o esquema vacinal é essencial para que  possamos ampliar o nosso plano de convivência. Por isso, decidimos adotar o passaporte de vacina para acesso a locais de uso coletivo como restaurantes, cinemas, academias, boates e festas. Não é uma forma de punir, mas de proteger a todos”, frisa Florentino Neto.

O Governo do Estado também vai exigir comprovação de vacina para acesso a estabelecimentos públicos do Estado.

Secretário de Saúde, Florentino Neto

Veja Também

Deixe seu comentário: