Risco de morte por COVID-19 de não vacinados é 11 vezes maior

O estudo foi feito pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais com as mortes em dezembro de 2021
08 de janeiro de 2022, às 13:00 | Cobertura COVID-19

Compartilhe:

O estudo feito pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais analisou as mortes por COVID-19 ocorridas no mês de dezembro de 2021. 

Dois grupos foram selecionadas, vacinados e não vacinados. O levantamento com quem tomou duas doses, mostrou que a média de mortes foi de 0,06 por 100 mil habitantes. Já os que tomaram uma dose, a taxa de óbitos dobrou, foi para 0,12 e para quem não tomou a vacina, a média de mortes aumentou para 0,71 por 100 mil habitantes.


LEIA TAMBÉM

Piauí registra 2 mortes por COVID-19 em 24h; foram 55 casos


Os dados reforçam a importância da vacinação, principalmente com o surgimentos de variantes como a Ômicron.

“A principal arma que nós temos contra a Ômicron é a vacina, uso de máscara também, higiene das mãos, distanciamento social. E quem ainda não se vacinou e acha que já escapou da pandemia, o maior risco é agora, porque a Ômicron é muito infectante. Então, quem ainda não tomou vacina a dose, está esperando, está sobrando vacina hoje no estado de Minas, no país como um todo, e tem que tomar a sua vacina”, orienta o secretário", disse Fábio Baccheretti, Secretário de Saúde de Minas Gerais.

A infectologista Luana Araújo diz que confiar na vacina é fundamental para vencer a pandemia.

“Quando a gente olha melhor quem é que está internado e quem é que está indo a óbito, a gente percebe que essas pessoas são as não vacinadas ou as insuficientemente vacinadas. Quem passa melhor, quem passa mais saudável, quem passa com menos trauma pela doença é a pessoa que foi vacinada. Então, a gente tem dois dados muito claros a favor da vacinação de vida real”, enfatiza.

Estudo mostra a importância da vacina

Veja Também

Deixe seu comentário: