HUT comemora fim da fila de espera por enfermarias COVID-19

A informação foi divulgada pelo gabinete de crise criado para articular e monitorar as ações de combate ao novo coronavírus
08 de abril de 2021, às 14:30 | Cobertura Coronavírus

Compartilhe:

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) está sem pacientes de Teresina aguardando leitos de enfermaria COVID-19 desde quarta-feira (07/04). A informação foi divulgada pelo gabinete de crise do hospital criado para articular e monitorar as ações de enfrentamento ao novo coronavírus.

De acordo com dados da Central de Regulação de Leitos do município, que é responsável pelo encaminhamento de pacientes aos estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS, as solicitações ativas de pacientes com a doença têm disponibilização quase que imediata de leitos clínicos.

Desde 08 de março deste ano, o HUT passou a direcionar o pronto atendimento para pacientes com COVID-19 e admitiu 191 pacientes da lista de espera após atingir mais de 200 pacientes aguardando leitos. Desse total de internados até o dia 06 de Abril houve 124 altas, apresentou Rui Cipriano, responsável pelo Núcleo Hospitalar de Epidemiologia Hospitalar (NHE).

“Isso aqui são unidades de enfermaria, com respirador e todas as condições de atender à população com dignidade, que é o mais importante neste momento”, ressaltou o diretor de enfermagem, Romak Bezerra.

Para Fábio Marcos de Sousa, diretor geral do HUT, a situação continua preocupante.  

“Mesmo com a fila zerada, a situação de alerta se mantém, por isso a população deve continuar com todas as medidas de distanciamento social e higienização para que consigamos controlar esse pico da pandemia o quanto antes. Nos próximos dias, a expectativa é reduzir a taxa de ocupação das UTIs que ainda estão todos ocupados e com fila de espera”, disse.

Quando passou a funcionar como Hospital referência, foram abertos no HUT 91 leitos, sendo 53 de enfermarias e 38 de UTIs, todos exclusivos para pacientes da COVID-19.

Fila, para leitos de enfermaria, está "zerada"

Veja Também

Deixe seu comentário: