Governo renova quarentena até 21 de maio; veja as medidas

Wellington Dias explicou que o motivo da manutenção do isolamento é a evolução no número de casos nas últimas semanas
30 de abril de 2020, às 16:37 | Tarcio Cruz

Compartilhe:

Em coletiva na tarde desta quinta-feira (30/04) o Governador Wellington Dias anunciou a renovação do decreto que estabeleceu o fechamento de comércios e suspendeu o funcionamento de repartições públicas não essenciais até o dia 21 de Maio. Em vigor desde o dia 19 de Março, a medida foi confirmada após reunião do Comitê Emergencial do COVID-19 no Piauí, que conta com a participação de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público Estadual e Federal, autarquias do governo federal, municípios, setor privado, médicos e universidades.

As aulas continuarão suspensas, porém por um prazo ainda maior, até o final de julho. Wellington Dias explicou que o motivo da manutenção do isolamento é a evolução no número de casos nas últimas semanas.

“Concluímos a reunião do Comitê Emergencial Covid-19 do Piauí, fizemos uma análise e foi aprovado por unanimidade a renovação do decreto até o dia 21 de maio. É importante trabalhar o que acontecerá nessa próxima semana e mais três semanas com um conjunto de ações. Vamos Investir em proteção de profissionais de saúde, proteção da população, na realização de exames, e estabelecer a necessidade da testagem para os que vão entrar em atividade. Aprovamos que para a rede de educação a previsão de volta é para 31 de julho. Até lá segue funcionando o modelo de educação virtual”, disse Wellington Dias.  

O governador esclareceu ainda o que o estado terá que fazer para enfim encerrar a quarentena e detalhou os critérios técnicos apresentados pelo comitê, o principal deles é a redução do percentual de contágio, até o momento o estado está na categoria R2, ou seja, para cada infectado 2,2 pessoas estão sofrendo o contágio.

“O comitê aprovou como critérios para sair do isolamento social e a retomada gradativa do comércio, a saída da categoria R2 para R1, redução na curva de contaminação, redução do percentual de aumento na curva de ocupação de leitos de UTI, ou seja, mais gente recebendo alta que entrando em UTI’s. Entramos juntos e vamos sair juntos, para isso é fundamental o respeito ao isolamento social, para sairmos mais cedo do isolamento. Vamos obedecer a critérios técnicos científicos e manter em casa todos aqueles que não fazem parte dos serviços essenciais, se precisarem sair é obrigatório o uso de máscaras. Mexe com a economia, mas no Piauí a vida ficará em primeiro lugar”, finalizou o gestor.

ENDURECIMENTO COM OS BANCOS

“Aprovamos a recomendação de endurecer as medidas de isolamento em bancos e instituições financeiras, estamos tendo muita concentração em momentos de pagamento".

RETORNO DO COMÉRCIO

"O comitê oficializou o grupo de trabalho que tártara da retomada quando atingirmos esse objetivo, a federação dos lojistas apresentou também propostas, quem vai dizer o momento de sair é a nossa capacidade de manter o isolamento, para quem não é de serviços essenciais mantem a regra de ficar em casa, se sair obrigado mascar. Mesmo em casa ficam as recomendações de higiene. Os que trabalham precisam ter os cuidados".

ÍNDICE DE ISOLAMENTO

"O Piauí apresenta uma situação em que o isolamento social é um bom indicador, temos permanecido na casa de 53% de isolamento desde o dia 15 de março e temos ficado entre as cinco melhores posições do país no índice. Neste instante estamos com 58% de isolamento o que reduz a nossa curva de contágio, no Brasil o percentual tem sido de 2,8% por pessoa, já no Piauí 2,2%".

BARREIRAS SANITÁRIAS

"Os isolamentos especiais também têm sido positivo de pessoas que vem de outros estados, temos hoje 2841 pontos de quarentena em 36 municípios do Piauí. Destaco ainda o isolamento das pessoas que tiveram contato com pessoas confirmados de Coronavírus. Para evitar a importação de outros estados também faremos barreiras nos entroncamentos, vamos trabalhar com a bancada federal do Piauí para garantir a complementação das receitas para os estados e municípios, foi apresentado no senado e deve ser votado sábado. Vamos trabalhar o fortalecimento das fronteiras e criar uma regra especialmente com o estado do Maranhão, para reduzir o risco pela importação de casos de contaminação. Com o apoio do Exército, Marinha, Policias, Ministério Público e OAB iremos trabalhar para fortalecer as divisas".

AUMENTO DE LEITOS

"Dividimos em duas categorias as necessidades de leitos, a de menos graves que os leitos clínicos temos aproximadamente 660, com um percentual próximo a 20% de ocupação. Já para pacientes mais graves tivemos um forte crescimento, agora se aproxima de 40% nas últimas semanas. O número de pacientes que chega é maior que o de que sai. Um dado bom é a quantidade de pessoas que foram tratadas. Temos 10 vezes mais o número de casos com óbitos para os casos de alta. Queremos aumentar de 311 leitos de UTI, para casos graves em uma perspectiva de ter 600 leitos disponíveis. Vamos trabalhar o verdão com 90 leitos clínicos e 30 leitos de urgência, 100 leitos HGV, 10 Hospital da Polícia Militar até 15 na maternidade Evangelina Rosa".

CURVA DE CRESCIMENTO

"É importante observar o crescimento da curva de confirmações de coronavírus e óbitos, 15 dias atrás tínhamos 7 confirmações por dia, agora chegamos a próximo de 50 por dia. Como era previsto estamos em um crescimento acelerado, o número de óbitos por exemplo saltamos de 7 óbitos para 24 óbitos. Temos que trabalhar com um número muito maior do que esses que temos, o estudo feito em 14 municípios mostra que é 8,5 vezes maior o número de casos dos que entram na rede, significa que temos 4500 casos com confirmação de coronavírus isso dobrando a cada semana, se a gente mantiver esse índice elevado de transmissão. O índice adequado é o de retransmissão nível 1, quando apenas uma pessoa transmite o vírus para outro, outro estamos com cada pessoa contaminando 2,2 pessoas".

VEJA O QUE DISSE O GOVERNADOR

CLIQUE AQUI E ACOMPANHE TODA A COBERTURA SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS NO PIAUÍ

Veja Também

Deixe seu comentário: