Firmino diz que é “cedo” para abrir o comércio em Teresina

Citando o exemplo da Itália, onde alguns gestores erraram, segundo ele, ao reabrir o comércio, causaram várias mortes em todo o país
18 de abril de 2020, às 13:30 | Tarcio Cruz

Compartilhe:

O prefeito Firmino Filho voltou a afirmar que não autorizará a abertura do comércio no município de Teresina, de acordo com o gestor ainda é “cedo” para flexibilizar as medidas de isolamento social impostas pelo governo do Estado e a prefeitura de Teresina desde o dia 23 de Março.

Citando o exemplo da Itália, onde alguns gestores erraram, segundo ele, ao reabrir o comércio, causaram várias mortes em todo o país. Firmino criticou o estado do Maranhão que flexibilizou as medidas de segurança e revelou que pacientes de municípios que estão abrindo o comércio estão vindo se tratar do Coronavírus em Teresina. Confira os principais pontos da entrevista concedida a TV Antena 10.

CURVA DE CASOS

“Estamos buscando construir a curva de epidemiologia da cidade de Teresina observando outras cidades em outros países. Estamos buscando saber o que acontece em São Paulo, Fortaleza, Recife e Pernambuco que são realidades mais próximas da nossa. Aparentemente o crescimento exponencial está sendo achatado, mas o comportamento não está sendo tão explosiva como em outros países, estamos tendo um comportamento mais preventivo que estas cidades”.

EXEMPLO DA ITÁLIA

“O departamento de matemática da UFPI, com a participação do Professor Jefferson Leite que é teresinense do Mocambinho e fez mestrado e doutorado na UNICAMP na área de curvas epidemiológicas. Já existe uma curva inicial e com essas informações ele está fazendo o estudo. Temos algumas incertezas como a subnotificação e a testagem, infelizmente o Ministério da Saúde prometeu 10 milhões de testes para os municípios e até agora pouco mais de 500 mil chegou. Milão cometeu um erro ao manter o comércio aberto, o prefeito da cidade um mês depois pediu desculpas públicas pelo erro”.

REDES SOCIAIS

“Infelizmente tivemos uma queda brusca no nível de isolamento social, precisamos voltar a ter índices aceitáveis de isolamento, a cruz é pesada, mas vamos vencer. Estamos em uma guerra, em guerra tem que ter comando, tem que ter hierarquia, tem que ter palavra de ordem. Estamos vendo hoje no Brasil todo mundo querendo dar um jeitinho, o vírus não respeita ideologia política, não temos que falar de política agora, temos que ter um alinhamento daqueles que querem o bem da população. Essa história de rede social cada um fala o que quer, nós vamos ouvir os especialistas alguém que realmente entenda de saúde".

POLÊMICA COM O MARANHÃO

“O prefeito de Balsas abriu o comércio lá e as pessoas estão vindo para cá, já temos pacientes de lá sendo tratado aqui em Teresina. O governador do Maranhão liberou na última semana a abertura do comércio nos municípios do estado com exceção de São Luís e Timon. Isso é grave e pode levar muito risco para a população do Maranhão e a rede de saúde da cidade de Teresina. O vírus chegou principalmente pelo Ceará, em cidades do norte do Piauí, é fundamental que as fronteiras fiquem fechadas e os municípios da região norte estejam atentos e a população cobrem atenção dos gestores".

Prefeito Firmino Filho / Foto: Portal GP1

CLIQUE AQUI E ACOMPANHE TODA A COBERTURA SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS NO PIAUÍ

Veja Também

Deixe seu comentário: