Casos de COVID-19 crescem 60% por semana em Teresina

Com base nos dados da pesquisa, o prefeito Firmino Filho disse que seria “tragédia” abrir o comércio nesse momento
05 de maio de 2020, às 16:00 | Tarcio Cruz

Compartilhe:

O Prefeito Firmino apresentou na manhã desta terça-feira (05/04) um novo estudo amostral sobre o índice de propagação do Coronavírus em Teresina. Com um crescimento alarmante nas últimas semanas, o gestor revelou que a cidade pode chegar a mais de 20 mil pessoas infectadas caso o índice de isolamento social continue caindo. Firmino alertou ainda a população jovem como a mais vulnerável e criticou o desrespeito ao isolamento social. No último mês o número de pessoas que permaneceram em isolamento em casa caiu mais de 10% elevando o número de casos em 2.453%.

O prefeito esclareceu que mais da metade dos infectados na capital estão na faixa dos 15 aos 34 anos e destacou que o risco de contágio nessa faixa etária se torna maior pelo forte sistema imunológico e os casos assintomáticos.

“Cerca de 62% dos contaminados estão na faixa dos 15 aos 34 anos, muito por causa de uma falsa sensação de segurança e por descumprimento as regras de isolamento. Nossa juventude está sendo a mais infectada neste processo. Mesmo não tendo sintomas ela transmite para outras pessoas, quando ele circula ele espalha os vírus para pais, avós e tios”, disse Firmino Filho.

Firmino classificou como “tragédia” a abertura do comércio neste momento, e criticou os comerciantes que continuam com as lojas abertas “na surdina” e desrespeitam o decreto no município.

“Seria escolher uma tragédia abrir o comércio, você que está na surdina abrindo o seu comércio, quebrando o isolamento, você está postergando a abertura da cidade. Quanto mais o desrespeito ao isolamento persistir mais tempo ficaremos com o comércio fechado. Quem está alimentando esse exército invisível é quem está desrespeitando o isolamento. Na primeira semana tivemos uma média de 60% de isolamento, hoje temos 46% apenas”, destacou o prefeito.

Da primeira etapa da pesquisa para a segunda houve um crescimento de 59% no número de infectados. Já da segunda para terceira, o aumento foi de 62%. 

“Se a taxa de crescimento continuar subindo nessa mesma proporção de 60%, na próxima semana teremos quase 20 mil pessoas com a COVID-19. Em duas semanas podem ser 32 mil pessoas infectadas e, em menos de um mês, poderemos ter 10% da nossa população com o novo coronavírus, um número assustador”, destacou o prefeito Firmino Filho.

Prefeito Firmino Filho

CLIQUE AQUI E ACOMPANHE TODA A COBERTURA SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS NO PIAUÍ

Veja Também

Deixe seu comentário: