Barragens transbordam e rompem após fortes chuvas no Piauí

Na cidade de Fronteiras, uma das mais castigadas pelas chuvas, o centenário açude da Localidade Boa Vista não resistiu e rompeu
03 de janeiro de 2022, às 16:20 | Editoria de Municípios

Compartilhe:

Após um longo período de estiagem, um grande volume de chuvas foram registradas durante o final do ano de 2020 e início de 2021, em municípios localizados na macrorregião de Picos, causando cheias em rios e riachos, e fizeram barragens transbordarem e romperem.

A chegada das chuvas foi festejada por muitos internautas que fizeram diversas postagens nas redes sociais. Neste domingo (02/01), diversos vídeos e imagens foram divulgados mostrando os impactos causados pelas fortes chuvas.

Na cidade de Fronteiras uma das mais castigadas pelas chuvas, o centenário açude da Localidade Boa Vista não resistiu às forças das águas e rompeu na tarde deste domingo. 


LEIA TAMBÉM

INMET emite alerta de chuvas intensas para 18 municípios do Piauí

Teresina possui 100 famílias desabrigadas por causa de chuvas


Em Padre Marcos, a Barragem da Boa Esperança que fica localizada na saída da cidade em direção a Simões, voltou a transbordar menos de um ano depois.

O Rio Curimatá que deságua na Barragem do Estreito no município de Francisco Macedo aumentou o volume e provocou uma grande cheia.

Em Belém do Piauí, o principal rio da cidade também registrou cheia. As águas da Boa Esperança estão sendo desaguadas na Barragem Caraíbas, no município de Massapê do Piauí.

Na divisa entre as cidades de Padre Marcos e Belém do Piauí, o açude do Caboclo também recebeu as primeiras aguas do ano.

Na centenária terra do galo, apesar das chuvas o açude Tiririca continua com nível crítico. O reservatório localizado na cidade de Jaicós, era há décadas uma das fontes de abastecimento de água da população.

Já o Rio Parnaíba na cidade de Floriano chegou a um nível acima da cota de alerta, conforme boletim emitido pela CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais), no domingo. Em Teresina, o volume de água segue apenas em cota de atenção.

O nível atual do rio Parnaíba na capital é de 5,19 m, acima da cota de atenção de 4,80 m, sendo prevista uma elevação do nível para cota de 5,25 m nas próximas 8 horas, mas que ainda ficará abaixo da cota de alerta de 5,50 m.

O impacto do aumento da vazão liberada em Boa Esperança desde o último no dia último 28 deve começar segundo CPRM, a ser observado na cidade a partir dessa semana.

Situação crítica em vários municípios

Veja mais acessando o Portal Info Newss

Veja Também

Deixe seu comentário: