Sílvio Mendes volta ao ninho tucano para não ser candidato?

O ex-prefeito da capital não estava entre os preferidos mas é fato que entrar 2020 perdendo o comando da capital fica mais difícil para oposição chegar ao Palácio de Karnak
25 de janeiro de 2020, às 14:15 | Douglas Cordeiro

Compartilhe:

Não é de hoje que o prefeito Firmino Filho tem conversado com o senador Elmano Férrer. Passado o confronto histórico na eleição de 2012 que deixou marcas profundas na relação entre os dois, começou uma reaproximação lenta e gradual com possibilidade de apoio nas eleições seguintes que parece caminhar para acontecer este ano. Neste sábado (25/01) os dois conversaram e Elmano disse que pode apoiar o candidato do Palácio da Cidade mas tem preferência por Sílvio Mendes. 

Firmino tem buscado, não é de hoje, a formação de uma base de apoio robusta e dois nomes estão no radar do prefeito. Um deles, é o próprio Elmano e o outro João Vicente Claudino. Aliás, JVC também coloca Sílvio Mendes como preferido, o ideal como candidato a prefeito de Teresina. Disse que com o ex-prefeito seria inclusive candidato a vice-prefeito.

O senador Ciro Nogueira, principal parceiro político de Firmino, responsável pela indicação do candidato à vice, disse que abre mão do cargo se for para agregar nomes que fortaleçam o grupo.

Sílvio já anunciou que vai voltar ao PSDB e uma filiação para não ser candidato não faz muito sentido. Mesmo assim, Firmino disse que vai usar os mesmos critérios utilizados quando Sílvio foi escolhido como candidato pela primeira vez para definir o nome.

Baseado nessas declarações e levando-se em conta que Sílvio vai entrar no jogo em pé de igualdade com os outros nomes postos esses critérios vão inevitavelmente apontar o ex-prefeito como o melhor nome.

Mas todos sabem que o ex-prefeito Sílvio Mendes é o melhor nas pesquisas, tem experiência política, agrega mais, tem perfil técnico e todos os outros critérios que possa ser usados para definir uma candidatura. Por que não indicá-lo logo? No começo do processo, Firmino estabeleceu essas regras para a escolha e mesmo com um nome tão competitivo como Sílvio Mendes não vai mudar o roteiro sob pena de desagregar parte do grupo que já montou até agora. Não adianta conseguir um bom nome perdendo o que já tem. 

E 2022? Bom, Sílvio não estava entre os preferidos antes mas é fato que entrar na próxima eleição perdendo o comando da capital torna mais difícil ainda a chegada da oposição ao Palácio de Karnak. Então, como o pragmatismo é palavra da ordem, o anúncio não será agora mas o anunciado parece que está praticamente definido.

Prefeito Firmino Filho / Foto: Portal GP1

Veja Também

Deixe seu comentário: